domingo, 4 de outubro de 2009
Loeb vence em Espanha
Já não havia memória de um campeonato do Mundo tão renhido como o deste ano. Mikko Hirvonen e Sébastien Loeb partem para a última prova da temporada, o Rali do Reino Unido, em Gales, separados por um ponto. Só uma coisa é certa, quem ficar à frente ganha.
Mas para que assim fosse, a Citroën tinha de executar o seu plano para o Rali de Espanha, na Catalunha, na perfeição. E assim fez. Sébastien Loeb ganhou sem margem para dúvidas e Daniel Sordo, o segundo piloto da marca gaulesa ficou em segundo. Não seria de esperar outra coisa, pois esta dupla já domina a jornada espanhola do WRC pela terceira vez consecutiva. Foi a única maneira do actual campeão do Mundo diminuir a diferença de cinco para um ponto em relação a Mikko Hirvonen que, de qualquer forma, se mantém à frente do Mundial.
O finlandês bem tentou contrariar o poderio da Citroën em ralis de asfalto. Testou mais do que nunca e até teve aulas de condução neste tipo de piso, mas mesmo assim não foi além do terceiro posto. Aliás, uma posição natural. Quase não se poderia mais ao piloto da Ford, não fosse ele um candidato ao título mundial. O único para além de Loeb.
Mas, de facto, Hirvonen nunca teve andamento para suster o ritmo do francês ou mesmo de Sordo. Por isso ficou quase a um minuto do vencedor, enquanto o espanhol cedeu apenas 12 segundos para o seu líder.
“Este foi duro”, começou por confessar Sébastien Loeb. “O Dani (Sordo) atacou desde o início e tivemos de lutar embora ambos soubéssemos que não podíamos cometer erros nesta batalha entre os dois. Era muito importante para nós chegarmos ao fim.”
Sordo, por seu turno, entrou muito forte e liderou durante boa parte do rali, mas sabia que, mais tarde ou mais cedo, teria de ceder essa posição a Loeb. Por isso, no final da prova, a primeira coisa que fez foi felicitar o seu companheiro de equipa. “Fiquei em segundo, mas estou feliz por ter ajudado o Sébastien e contribuído para uma boa operação da Citroën no Mundial de marcas”, declarou o espanhol que fez questão de garantir que, apesar de não ter ganho, este “foi um bom fim-de-semana”.
Citroën campeã
Com a dobradinha em Espanha, a Citroën decidiu, desde já, as contas do Mundial de Marcas a seu favor. Neste momento a formação do “double chevron” tem mais 21 pontos do que os rivais da Ford o que lhe dá, matematicamente, o título de construtores. Na melhor das hipóteses, a equipa da oval azul poderá fazer 18 pontos em Gales, mas nem com os hipotéticos abandonos de Loeb e Sordo conseguiria defender o campeonato que venceu nos últimos dois anos.
Petter Solberg, que se estreou ao volante de um Citroën C4 WRC parecido com os oficiais mostrou porque já foi campeão do Mundo. O norueguês foi o único que mostrou andamento mais próximo dos três primeiros, todos eles pilotos de fábrica. Sébastien Ogier, que fez dupla com Solberg no Júnior Team da formação francesa foi quinto, enquanto Jari-Matti Latvala, o segundo membro da estrutura oficial da Ford, sentiu muito as dificuldades que tem para guiar em asfalto não conseguindo melhor do que o sexto lugar a três minutos de distância para Loeb.
Classificação no Rali de Espanha
1º S. Loeb/D. Elena Citroën C4 WRC 3h22m14,7s
2º D. Sordo/M. Marti Citroën C4 WRC a 12s
3º M. Hirvonen/J. Lehtinen Ford Focus WRC a 54,1s
4º P. Solberg/P. Mills Citroën C4 WRC a 1m12,4s
5º S. Ogier/J. Ingrassia Citroën C4 WRC a 1m41,6s
6º J.M. Latvala/M. Anttila Ford Focus WRC a 2m49,8s
7º M. Wilson/S. Martin Ford Focus WRC a 7m15,5s
8º F. Villagra/J. Companc Ford Focus WRC a 8m28,1s
Classificação no Mundial de Pilotos
1º Mikko Hirvonen 84 pts
2º Sébastien Loeb 83 pts
3º Daniel Sordo 58 pts
4º Jari-Matti Latvala 39 pts
5º Petter Solberg 30 pts
Classificação no Mundial de Marcas
1º Citroën 151 pts
2º Ford 130 pts
3º Stobart 73 pts
4º Citroën Junior Team 42 pts
5º Munchi’s 23 pts
in http://desporto.autohoje.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário